quarta-feira, 18 de maio de 2011

Novas Alianças Partidárias motivam traições ...

                          



Ao se tratar de ética na política, abordamos quase que consequentemente o assunto do CERTO x ERRADO. A ética define aquilo que é coerente ou não ao ato político, as decisões a serem tomadas, ao que se refere a população e a afeta.Muitas decisões que são tomadas dentro da política não são aprovadas pela população, mas procedem num âmbito ético da própria política e é por isso que chamamos de Ética Especial.
Existem certas situações nas quais o homem não pode agir conforme a moral e tais situações tornam o cenário político muito mais complicado, pois é nele que a população se firma e é nele também que ela desacredita.
É  cada vez mais comum nas relações políticas a conexão AMIGO x INIMIGO (sujar as mão de sangue ou de lama), onde é cada vez mais nítido a inconstância nas relações coligarquicas no DF. O que temos que analisar é que a política não é rígida e fixa (teleologia), mas sim alvo de objetivos variados; o que cabe ser citado são os casos especiais como o do objeto de nossa analise, a política em si é uma disputa de interessados partidos políticos visando um fim comum, ou seja, conseqüência da ação e não os meios, cabendo assim a afirmação legal mas não necessariamente legitimo.Citamos uma opinião própria todas essas situações fortalecem a proliferação da concepção moderna de política, com o distanciamento da tal pratica da sociedade (maior interessada). Se política tem que ser feita para a sociedade fica um paradoxo, se na sociedade a MORAL está constantemente presente, por que na política séria diferente?
Na política muitos atos que seriam condenáveis as pessoas comuns, não as são na vida política, pois a atividade política tem um regime particular (ética profissional), logo na ação política para que se tenha um resultado (grandes realizações) é necessário subordinar à moral as exigências políticas. Dentro de tal linha de pensamento os políticos visão de imediato o resultado, querem alcançar o governo (poder) independentemente do pensamento moral.
A política atual encontra-se em um estagio delicado, em uma eleição temos aliados e aliados, em outra temos aliados e inimigos. Tais alterações (junção de dois partidos opostos) são benéficas quando feita para a melhoria  e contribuição para o bem da população, sendo assim no âmbito político, quando visa-se o bem comum a moral pode não ser o meio principal para tal realização.
O que cabe a políticos e sociedade usarem de meios interessantes para que o “fim mínimo da política” seja alcançado.

Ana Cristina da C. Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário